logoA fundação da Misericórdia de Sousel data seguramente do século XVI, ainda que o desaparecimento de documentação antiga, impossibilite o apuramento exato da data da sua origem. O mais antigo dos assentos data de 29 de Agosto de 1567, e concerne à integração da "Confraria do Santo Corpo de Deus" na Irmandade da Misericórdia.


Desde os seus alvores, afirmou a Misericórdia forte vitalidade, tomando a seu cargo a assistência religiosa e humanitária do povoado. Em 15 de Agosto de 1952, lançou-se a primeira pedra daquele que, em 1957, teria o nome de "Hospital Novo". No ano de 1979, surge a primeira valência da Misericórdia a "Creche, Jardim de Infância" com capacidade para 75 crianças.


Na década seguinte o Hospital Velho foi recuperado e nele foi instalado no ano de 1982 o "Centro de Dia"; durante o ano de 1986 o "Lar de 3ª Idade"; em 1991 o "Apoio Domiciliário"; em 2000 o "Apoio Domiciliário Integrado"; em 2003 foi inaugurado a extensão do Lar de 3ª Idade, e em 2011 foi inaugurado a Residência Sénior.


O património da Misericórdia, não sendo dos mais ricos entre os seus pares, é contudo digno de apreço e suscetível de merecer a atenção. Anexo ao Hospital Velho, tem a Misericórdia o seu ex-líbris: a Capela. Edifício de interesse histórico pelos seus painéis de azulejos e talha do século XVIII, do púlpito de mármore rosado de Estremoz, apresenta ainda a tribuna dos mesários, com valiosos gradeamentos de ferro forjado do século XVII. Sofreu restauros em 1905, mais tarde em 1987, 1989, reabrindo ao culto em Abril deste último ano.